Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo da TV

Sobre Televisão



Segunda-feira, 29.03.10

Primeiros LED TV 3D chegam esta semana a Portugal

A Samsung apresentou hoje em Lisboa os primeiros modelos de LED TV que permitem visualizar conteúdos em 3D, que deverão chegar esta semana às lojas portuguesas. As expectativas da fabricante são muito elevadas
 

O 3D está a ser visto pelas principais fabricantes de electrónica de consumo como o próximo grande passo da indústria e os primeiros aparelhos começam agora a chegar ao mercado.

No caso da Samsung a grande novidade, que vai começar a chegar ao mercado ainda esta semana, são os modelos baseados na tecnologia LED TV, os primeiros a chegar às lojas.

De acordo com Filipe Carvalheiro, responsável pela divisão de electrónica de consumo da Samsung em Portugal, o lançamento do 3D no mercado de massas «é um marco histórico» na medida em que «vamos passar daquilo que é uma atitude passiva da televisão para uma forma interactiva e submersiva» de assistir à caixa que mudou o mundo.

Filipe Carvalheiro considera mesmo que 2010 será o ano do 3D, segmento onde as principais fabricantes se estão a posicionar: a LG demonstrou este fim-de-semana os modelos que pretende lançar em Junho e tanto a Sony como a Panasonic pretendem lançar os seus televisores 3D já em Abril.

No caso da Samsung a grande aposta será na vertente dos conteúdos e para tal estabeleceu uma parceria com a Meo para a transmissão de conteúdos, estratégia essa sobre a qual não foram divulgados muitos pormenores, apesar da operadora da PT ter adiantado que está atenta a eventos desportivos e culturais captados em 3D.

Os primeiros modelos da fabricante sul coreana a chegarem ao mercado, algo que deverá ocorrer nos próximos dias, dizem respeito a vários segmentos, dos LCD e plasmas aos LED TV, e variam consoante a série e as funcionalidades.

Estas funcionalidades vão desde o acesso à Internet a partir do televisor, um serviço que permite realizar chamadas via Skype por videochamada, possibilidade de gravar conteúdos da televisão para um dispositivo de armazenamento externo, como uma pen USB ou um disco rígido externo, e mesmo uma tecnologia que permite tornar conteúdos em 2D em imagens tridimensionais em tempo real.

Neste caso, segundo o SOL constatou, as imagens em 3D de alguns modelos têm uma boa qualidade, mas tal não acontece com o software que passa do 2D para o 3D, tecnologia que ainda precisa de ser melhorada.

Outra das características presente nos modelos apresentados é o já famoso par de óculos, para visualizar os conteúdos.

A Samsung não divulgou se irá comercializar os óculos em conjunto com os televisores, mas caso sejam vendidos em separado custarão cerca de 100 euros.

Quanto aos preços das TV com 3D, estes variam dos 1.400 até aos 3.000 euros, consoante o tipo de televisor.

Mesmo assim Frederico Carvalheiro coloca a fasquia bem alto, ao afirmar que a empresa tem uma «expectativa muito elevada» neste segmento devido à adesão desta tecnologia por parte dos consumidores, tendência que resulta em grande parte do aumento de conteúdos disponíveis, nomeadamente filmes dos grandes estúdios de cinema ou a transmissão de eventos desportivos, como é o caso da próxima edição do Campeonato Mundial de Futebol.

 

Por Pedro Miguel Fernandes

 

in Sol  2010-03-29
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por antenatv às 10:17



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Links

Televisão